segunda-feira, julho 09, 2007

Dia Internacional da Luta Contra o Abuso e o Tráfico Ilícito de Drogas

Em 1987, a Assembleia-Geral da ONU decidiu celebrar, todos os anos, a 26 de Junho, o Dia Internacional contra o Abuso e o Tráfico Ilícito de Drogas, no intuito de alcançar o objectivo de uma sociedade internacional livre do abuso de drogas.
Presentemente, cerca de 200 milhões de pessoas entre os 15 e os 64 anos consomem drogas ilícitas em todo o mundo.

Este número revela que a luta contra a droga está longe de estar ganha, mas com o esforço desenvolvido pelas várias estruturas envolvidas no combate a este flagelo começam a aparecer alguns sinais animadores.
O relatório de 2007 da Agência das Nações Unidas contra a Droga e o Crime (ONUDC), apresentado esta terça feira, no Dia Mundial de Luta Contra a Droga, refere que há indícios da estabilização do cultivo, produção e consumo de Droga.

O relatório da ONUDC alerta para o surgimento de novas rotas de tráfico de droga, que passam cada vez mais por África, tanto dos traficantes de cocaína, vindos da Colômbia, como o da heroína vindos do Afeganistão.
Os dados do relatório da ONUDC são essencialmente preocupantes para Espanha, cujo consumo de cocaína per capita ultrapassou pela primeira vez os EUA. Vinte em cada cem consumidores de cocaína europeus vivem em Espanha.

Em alusão à efeméride foram realizadas um pouco por todo o pais uma série de actividades, umas mais radicais e outras mais culturais, sempre presente a vertente preventiva.
Nesse sentido, Associação Novo Olhar levou a cabo uma exposição de polaróides na Praça Rodrigues Lobo – Leiria – intitulada “ As portas da Percepção”. A exposição teve como suporte três portas devidamente preparadas e ornamentadas onde foram colocados um conjunto de fotos tiradas ao longo de um ano em três diferentes valências de trabalho da ANO: prevenção, reinserção e redução de danos.
Carlo de Melo







This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]