segunda-feira, junho 25, 2007
Sempre a abrir... a prevenir!
“Os Teus Olhos”
Prevenção Primária da Toxicodependência
“Os teus Olhos” é uma actividade que inicia com a visualização do documentário “A Pele”.Filmado numa fábrica abandonada na Marinha Grande, “A Pele” mostra-nos a realidade gritante e dolorosa do toxicodependente e da degradação humana. Um Filme Real onde os actores são os protagonistas das dependências e, porque não ... os protagonistas de uma nova forma de fazer prevenção... sem medos, sem tabus, com o olhar exposto naquilo que podemos evitar. Após a visualização do documentário, segue-se uma exposição teórica acerca dos vários tipos de drogas, suas características e consequência do seu consumo. É ainda passada durante a sessão uma caixa anónima, onde os participantes podem colocar dúvidas, sugestões e comentários.
Destinatários: Alunos do Ensino Secudário
Duração da actividade: 90 minutos
Número mínimo de alunos: 20
Número máximo de alunos: 40
“Sida a Nu”
Prevenção Primária do VIH/Sida
A Sida a Nu é um “concurso” dividido em 3 fases, que se complementam entre si.Na primeira fase do jogo são seleccionados os alunos a participar, a quem são colocadas afirmações relacionadas com a problemática da Sida. Através da exposição de slides e com um “sistema de luzes”, os alunos vão respondendo “verdadeiro” ou “falso”.Numa segunda fase é pedido aos alunos que coloquem um preservativo num pénis de madeira. Também aqui é explicada a forma correcta de o fazer e o cuidados a ter com o preservativo para que este não fique danificado. A última fase deste “concurso” traduz-se na apresentação de alguns “casos práticos”, que abordam não só a questão do VIH mas também a discriminação e o preconceito.Para finalizar a actividade é aberto um espaço de reflexão, onde os alunos podem colocar questões e dúvidas sobre o tema.
Destinatários: Alunos do 3.º Ciclo
Duração da actividade: 90 minutos
Número mínimo de alunos: 20
Número máximo de alunos: 50
“Armadilhas do Sexo”
Prevenção de Comportamentos de Risco
Prevenção de Comportamentos de Risco
“Armadilhas do Sexo” é um teatro interactivo e preventivo. A história desenvolve-se... Bem, não é uma história, é uma sequência de sketchs “apimentados” de trocadilhos, humor e pedagogia, transmintindo uma mensagem séria sobre o risco dos comportamentos não seguros.Esta actividade permite ao público a consciencialização dos actos e consequências dos comportamentos de risco.
Destinatários: Alunos do 3.º Ciclo e Ensino Secundário
Duração da actividade: 60 minutos
Número mínimo de alunos: 50
Número máximo de alunos: n
Exposição Fotográfica
Associação Novo Olhar, assinala no próximo dia 26 de Junho, o Dia Mundial de Luta Contra a Droga.
Juntando-se nesta luta a inúmeras organizações não governamentais a nível mundial, a A.N.O. apresenta no dia 26 de Junho, na Praça Rodrigues Lobo, uma exposição fotográfica Polaroid, que mostra ao publico vários olhares do meio do consumo de drogas.
A exposição estará presente apenas no dia 26, em Leiria, iniciando itinerância pelo Distrito.
Juntando-se nesta luta a inúmeras organizações não governamentais a nível mundial, a A.N.O. apresenta no dia 26 de Junho, na Praça Rodrigues Lobo, uma exposição fotográfica Polaroid, que mostra ao publico vários olhares do meio do consumo de drogas.
A exposição estará presente apenas no dia 26, em Leiria, iniciando itinerância pelo Distrito.
A Verdadeira Paz
Na angustia e no desespero da densidade dos problemas, para onde poderei fugir?
Poderei eu fugir de mim mesmo?
Como marteladas no pensamento, as guinadas das dores sobrepõem-se num misto de agonia e de uma dormência que não tem mais fim.
O espírito contorce-se, e a voz da alma, numa ansiedade latente, grita mais alto dentro de mim.
O que me adianta a mim possuir tudo o que desejar se não existir Paz dentro de mim?
Adiantar-me-á obter o sucesso almejado, a carreira pela qual tanto sacrifiquei, a família que tanto desejei... Se não existir Paz dentro de mim?
Adiantar-me-á possuir todos os bens materiais... Casas, carros, jóias, objectos de valor, propriedades, riquezas, dinheiro, sucesso... De que me servirá tudo o que o mundo me pode oferecer... Se não tiver Paz dentro de mim?
Mas como fazer cessar a falta de Paz dentro de mim se as preocupações não cessam?...
São as contas por pagar, as dividas que se sobrepõem, as doenças, as discussões, os problemas laborais, as invejas, os vícios, a depressão, etc., etc.
Um rol de vivências precárias que não tem mais fim!...
O que fazer? Existirá uma saída?
Olho para um lado e só vejo bloqueios. Olho para o outro e só avisto obstáculos. O que fazer?
Ecoa-se uma pergunta dentro do meu coração numa permanência ensurdecedora que surpreende todos os momentos do dia , rasgam-se as madrugadas e impõem-se a cada despertar.
E a ansiedade vai crescendo, as preocupações multiplicam-se e ficam incontroláveis. O nervosismo adensa-se, as dores de cabeça constantes não cessam... Enfim, como poderá existir Paz?
Ainda que eu deseje tanto como o ar que se respira, onde encontrá-la? Onde procurar por ela? Onde ir buscar essa Paz?
Então engana-se a alma e o coração, engana-se o bolso e até a razão. Noitadas, vícios, orgias, um filme, uma tarde bem passada? A música, a arte, o saber... Ou tão simplesmente a solidariedade, a ajuda ao próximo... O amor?
Tudo serve para tentar preencher o vazio que há dentro de mim.
Mas as emoções, as sensações, os sentimentos, o saber, o riso, a amizade, nada traz o preenchimento desejado. Nada proporciona a paz durável, permanente e que traz incessante preenchimento do espírito , porque a verdadeira Paz não depende do exterior, já que nasce dentro e não fora de mim.
A verdadeira Paz não depende do ambiente circundante, mas sim da comunhão comigo e com Deus.
Pode o mundo inteiro levantar-se contra mim, podem vir os problemas, as aflições, as provações, as tribulações, seja o que for... Mas se existir a verdadeira Paz, nada será capaz de me abalar e de me roubar o ânimo. Nada será capaz de me roubar esse tesouro que há no meu interior, porque essa Paz jorrará dentro de mim como rios de água viva. E é essa Paz que me ajudará a enfrentar seja o que for, pois os problemas sempre me depararei com eles, mas existindo ânimo em mim, nada me impedirá de seguir em frente, ultrapassando todos os obstáculos e barreiras.
Ora, a verdadeira Paz vem única e exclusivamente de Deus. Porque essa é a sua verdadeira essência.
Paulo Barros
(Utente do Centro Sócio-Sanitário "Porta Azul")
Subscrever Mensagens [Atom]