terça-feira, maio 08, 2007

Porque é que as pessoas consomem drogas?

Porque é que as pessoas consomem drogas, é uma pergunta que surge em quase todos os que se vêm afectados pelo problema da toxicodependência.

Dito de outra forma, porque é que um indivíduo, em determinado momento da vida, deseja e aceita consumir uma droga disponível? Não é uma pergunta com uma resposta simples.

São inúmeros os factores que podem levar indivíduos a consumir drogas e um único indivíduo pode ter várias motivações que, conjugadas, o levaram a seguir este caminho. Trata-se de uma decisão individual, podendo, no entanto, ser influenciada pela pressão de outro indivíduo ou por um grupo. Podem, assim, ser motivações individuais ou grupais, que nem sempre são conscientes.

Porque tem falta de informação e apenas vê o lado sedutor da droga; porque tem facilidade de acesso à droga; porque se deixou influenciar pelo grupo de pares; porque pretende integração grupal; por curiosidade; porque é moda; porque se quer divertir; porque tem uma baixa auto-estima; porque não tem objectivos nem motivações nem capacidade de se projectar no futuro; porque tem demasiadas facilidades financeiras; porque não possui referências estruturantes; porque se quer afirmar; porque sente frustração, solidão, está deprimido…

O consumo de drogas pode ser um sintoma de um mal-estar psicológico, familiar ou social. Pode ser um refúgio, uma fuga a uma realidade que está a ser difícil de viver.

A forma como o indivíduo encara a sua vida nas diversas esferas, o que sente face aos seus desejos e inquietações, à sua família, amigos e emprego, e a sua auto-estima, podem ser reguladores da sua disponibilidade para consumir uma droga.

Uma pessoa com uma boa rede familiar, com um emprego estável e de que gosta, um circulo de amigos harmonioso, com uma elevada auto-estima, poderá estar menos disponível para consumir drogas que um indivíduo com uma família desestruturada, desempregado ou com um trabalho precário e que deteste, com um circulo de amigos que consome drogas, com uma baixa auto-estima e sem projectos.
No entanto, nem todos os indivíduos que têm problemas consomem ou virão a consumir drogas. Isto porque cada indivíduo é diferente, cada um tem uma forma diferente de encarar as situações e nem todos estão expostos à pressão da oferta de droga.
Hélia Gomes

Carta de uma formanda...

DECURSO

"Caros amigos e amigas foi com muita alegria que estive aqui ao pé de voz, muitas das vezes quis desistir, mas o vosso amor e carinho não me deixou desistir, e eu falo de todos, principalmente os formadores deram-me uma força enorme para continuarmos em frente todos juntos.
Contudo, penso que aprendemos muito com o convívio de todos. Peço desculpa se magoei alguém, mas não foi a minha intenção.
Um abraço do tamanho do Mundo para todos que estão aqui na sala."
Sílvia Paula Felício Grácio
O Coração e os olhos são 2 amigos leais.
Quando o coração está triste logo
Os olhos dão sinais.
Se aqui nos conhecemos
Fora daqui nos
Encontremos
E quando isto acabar
Até vamos chorar.
Este curso foi muito bom
Para aprender e brincar
Vamos levar os nossos
Dossiers para um dia recordar.
O curso é bom
Bom para aprender
Gosto de cá andar
Para depois saber.
Eu sou Maria
E tu és Maria
Agora vou desperdir-me com alegria.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]